Conecte Conosco

Centro-Oeste

União propõe aumento de 24% para PMDF e CBMDF

Publicado

em

Poucos dias após o Executivo ter oferecido um reajuste salarial de 18,9% às polícias do Distrito Federal, que foi rejeitado, a União apresentou uma nova proposta de aumento, desta vez de 24%, para a Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros (CBMDF).

A proposta foi feita durante uma reunião na tarde da sexta-feira, 5 de setembro, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília, e será submetida à análise das corporações. Estiveram presentes representantes das forças de segurança, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; a deputada federal Erica Kokay (PT); e a senadora Leila do Vôlei (PDT).

O plano é que o reajuste seja dividido em duas parcelas de 12% cada. A primeira parcela seria incluída na folha de pagamento de setembro, paga em outubro, e a segunda na folha de abril de 2026. A reivindicação inicial dos servidores buscava paridade salarial com a Polícia Federal, o que, contudo, não foi aceito pelo governo.

Na manhã do mesmo dia, o governo federal apresentou uma nova proposta de reajuste salarial para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), desta vez de 24,3%, após a oferta inicial de 18,9% ter sido rejeitada. Assim como ocorre com os militares, o pedido original dos agentes e delegados era a equiparação salarial com a Polícia Federal.

Durante a manhã, simultaneamente com a reunião no MGI, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária nas dependências externas do ministério. A decisão sobre aceitar ou não a proposta será tomada em uma próxima assembleia, ainda sem data definida. Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF, afirmou: “Vamos aguardar com calma e convocar uma nova assembleia para discutir os próximos passos.”

As negociações envolveram figuras políticas importantes como o ex-ministro José Dirceu, as ministras Gleisi Hoffmann (SRI) e Esther Dweck (MGI), além da atuação dos deputados distritais Wellington Luiz (MDB), Hermeto (MDB), Roosevelt (PL) e Doutora Jane (MDB), em reuniões que funcionam como fóruns de diálogo para avançar na pauta das forças de segurança.

No dia 2 de setembro, o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz, e o líder da base, o deputado Hermeto (MDB), solicitaram o apoio da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) para pressionar pelo reajuste dos policiais do DF. Eles utilizaram a tribuna para pedir que os distritais do PT interfiram junto ao presidente Lula para viabilizar o acordo.

Wellington Luiz destacou: “Peço aos colegas do PT na CLDF que nos auxiliem a destravar o acordo com o presidente Lula. O governo do Distrito Federal já sinalizou positivamente, agora precisamos do apoio do presidente.” Por sua vez, Hermeto fez um apelo especial à corporação: “O presidente Lula sempre teve apreço pela Polícia Militar e manifestou carinho pela instituição. Faço um chamado à bancada do PT para que a PMDF tenha esse suporte necessário.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados