Conecte Conosco

Mundo

Unicamp encerra parceria com instituto israelense e denuncia violência contra palestinos

Publicado

em

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta terça-feira (30) a decisão de encerrar unilateralmente o acordo de cooperação acadêmica com o Instituto Tecnológico Technion, de Israel.

O documento que explica o término destaca que “a situação agravou-se tanto que as violações dos direitos humanos e da dignidade do povo palestino tornaram-se uma constante inaceitável”.

O reitor da universidade, Paulo Cesar Montagner, informou que a Unicamp já havia se posicionado contra os acontecimentos na Faixa de Gaza em outras duas ocasiões e que essa decisão reafirma o posicionamento contrário ao que consideram um genocídio da população palestina.

Montagner ressaltou que a decisão da Unicamp está alinhada com a postura do governo brasileiro, que condena as ações executadas por Israel na região, assim como com a posição de diversas instituições de ensino ao redor do mundo que também se manifestaram contra a situação enfrentada na Faixa de Gaza.

O acordo entre as instituições previa a colaboração em projetos de pesquisa e o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação.

A embaixada de Israel no Brasil foi contactada para comentar a decisão, mas ainda não se pronunciou. O espaço permanece aberto para quaisquer manifestações futuras.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados