Economia
Unicef cria mais de 1 milhão de vagas para jovens
A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), já gerou 1.294.165 vagas de formação profissional, aprendizado, estágio e emprego formal para jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade no Brasil desde 2020.
Segundo dados divulgados em 17 de abril pelo Unicef, 473.501 jovens completaram cursos focados no desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho pelo 1MiO, enquanto 820.664 conquistaram postos de aprendiz, estágio ou emprego formal.
O programa busca ampliar o acesso a capacitação profissional, trabalho digno e engajamento social, atuando em parceria com governos, empresas, sociedade civil e os próprios jovens. A plataforma digital funciona como um centro para conectar oportunidades e parceiros.
O foco inclui 12 grupos prioritários, tais como:
- Pessoas pretas e pardas,
- Indígenas,
- Quilombolas,
- Jovens com deficiências,
- Comunidade LGBTQIAPN+,
- Jovens mães,
- Moradores de periferias urbanas e áreas rurais.
Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef no Brasil, explicou: “Trabalhamos para que empresas e governos aprimorem processos de contratação, retenção e desenvolvimento desses jovens. Colaboramos com redes públicas de Educação para promover projetos de vida e capacitação voltada para o mercado de trabalho.”
Apesar das conquistas, o Unicef alerta que o desafio da inclusão produtiva dos jovens no país permanece. De acordo com dados da PNAD Contínua Educação, de junho de 2025, 8,9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão fora da escola e do mercado de trabalho.
Mônica destacou: “O desemprego jovem é historicamente o dobro da média nacional, especialmente entre mulheres jovens, negros, pessoas com deficiência e outros grupos prioritários. Temos a maior geração de jovens da história, com 48,6 milhões entre 15 e 29 anos, e uma oportunidade valiosa para desenvolver esse enorme potencial.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login