Mundo
Uruguai entra no acordo comercial Transpacífico
Uruguai foi oficialmente aceito como membro do Acordo Transpacífico Abrangente e Progressivo (CPTPP), um pacto comercial que representa 15% da economia mundial, conforme anunciado nesta sexta-feira (21) pelo Ministério das Relações Exteriores do país sul-americano.
A entrada no acordo foi solicitada em 2022, durante a gestão do centro-direitista Luis Lacalle Pou. Essa adesão ocorre num momento importante, pois o Uruguai e os outros integrantes do Mercosul — Argentina, Brasil e Paraguai — aguardam a aprovação final da União Europeia para firmar um acordo comercial entre os dois blocos, prevista para dezembro.
O ministro das Relações Exteriores uruguaio, Mario Lubetkin, destacou no X que o CPTPP aprovou o pedido de ingresso do Uruguai, ressaltando que este é um resultado positivo que ultrapassa governos, focado nos interesses nacionais.
O acordo internacional inclui 15% do Produto Interno Bruto global e envolve 595 milhões de pessoas. O governo do presidente esquerdista Yamandú Orsi já está planejando os próximos passos para completar o processo de adesão e integração ao grupo.
Entre 2022 e 2024, o CPTPP foi o destino de 9% das exportações uruguaianas.
Na América Latina, além do Uruguai, Chile, México e Peru participam deste acordo comercial, que também inclui países como Austrália, Brunei, Canadá, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e Vietnã.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login