Mundo
Usaid encerra assistência externa a partir de hoje

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, declarou nesta terça-feira, 1º, que os cidadãos americanos não devem mais arcar com impostos para sustentar governos falidos em regiões distantes. A partir de 1º de julho, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) irá oficialmente parar de prestar assistência externa.
Em um texto sobre as mudanças na política externa dos EUA, com críticas à atuação da Usaid, ele ressaltou que, daqui para frente, a ajuda será focada e terá prazo determinado.
“Vamos priorizar os países que mostram capacidade e vontade de se desenvolverem por conta própria, e canalizaremos nossos recursos para áreas onde possam gerar um impacto amplificado e estimular o setor privado sustentável, incluindo empresas americanas e investimentos internacionais”, escreveu. “O período de ineficiências governamentais acabou. Sob a administração Trump, nossa missão de financiamento externo nos EUA colocará primeiro os interesses nacionais”, afirmou Rubio.
“Os programas de assistência externa que seguirem as diretrizes do governo e defendem os interesses dos Estados Unidos serão geridos pelo Departamento de Estado e aplicados com mais responsabilidade, estratégia e eficácia”, explicou.
“Após diálogo com países da América Latina e da África, ouvimos repetidamente que as nações em desenvolvimento desejam investimentos que promovam crescimento sustentável, não um apoio prolongado e paternalista controlado pela Organização das Nações Unidas (ONU) ou pela Usaid”, apontou o secretário.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login