Conecte Conosco

Notícias Recentes

USP escolhe novo reitor para os próximos quatro anos

Publicado

em

A Universidade de São Paulo (USP) realizou a eleição do seu novo reitor e vice-reitora nesta quinta-feira (27/11). Os eleitos foram o atual pró-reitor de graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, e a professora da Escola Politécnica (Poli), Liedi Légi Bariani Bernucci. Eles compuseram a chapa USP pelas Pessoas e receberam 1.270 votos.

Em segundo lugar ficou a chapa Nossa USP, representada pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Ana Lucia Duarte Lanna, e pelo professor do Instituto de Química (IQ), Pedro Vitoriano de Oliveira, que somaram 713 votos.

A terceira posição ficou com a chapa USP Novo Tempo, composta pelo professor da Poli, Marcílio Alves, e pela professora da Faculdade de Economia e Administração (FEA), Silvia Pereira de Castro Casa Nova, que receberam 340 votos.

Perfil do novo reitor e vice-reitora da USP

Aluisio Segurado é formado em Medicina, com doutorado e livre-docência em doenças infecciosas e parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP. Sua pesquisa concentra-se em medicina tropical, saúde global, vulnerabilidade e o cuidado a pessoas vivendo com HIV/AIDS. Já atuou como vice-reitor executivo de Relações Internacionais (2013-2014) e coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP (2018-2021). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP, além de presidir a Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (Aucani) e a Câmara de Atividades Docentes (CAD).

Liedi Bernucci é engenheira civil formada pela USP, com mestrado em engenharia geotécnica e doutorado sanduíche em Engenharia de Transportes no ETH de Zurique, na Suíça. Em 1995, começou a coordenar o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da USP e colaborou na criação do laboratório mais abrangente de pesquisas ferroviárias do Brasil. Tornou-se professora titular da Poli-USP em 2006, foi chefe do departamento de engenharia de transportes e diretora da Escola Politécnica, sendo a primeira mulher em tais cargos. Presidiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo entre 2022 e 2024 e integrou o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É membro da Academia Nacional de Engenharia e foi eleita em 2025 para a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados