Centro-Oeste
Vacinação contra a gripe no DF agora é para todos
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou até 31 de janeiro a vacinação contra a gripe para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Quem ainda não tomou a vacina em 2025 pode procurar qualquer unidade pública para se proteger contra o vírus da gripe.
Antes, a vacina era oferecida só para grupos prioritários, mas com essa ampliação, espera-se proteger mais pessoas e diminuir casos graves, internamentos e mortes causadas pela gripe. Essa decisão foi tomada porque houve aumento no número de pessoas com gripe.
Em 2025, foram aplicadas 884.565 doses da vacina no Distrito Federal. Destas, 403.084 doses, que correspondem a 45,6%, foram para os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde. Nestes grupos, a cobertura vacinal foi de 55,34%, com gestantes tendo a menor adesão, apenas 28,19%. Em janeiro de 2026, já foram aplicadas 11.309 doses.
Atualmente, no DF, há 103.840 doses de vacina na Gerência da Rede de Frio e outras 36.050 doses distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde e nas redes regionais. A Secretaria de Saúde informa que essa quantidade é suficiente para vacinar quem ainda não tomou a vacina contra a gripe em 2025. Todas as UBSs estão aplicando a vacina e para se vacinar, basta apresentar um documento com foto. A caderneta de vacinação é recomendada, mas não obrigatória.
A ampliação da vacinação vai até 31 de janeiro por causa da baixa adesão. Quem já tomou a vacina em 2025 está protegido contra as cepas da campanha desse ano e deve esperar o calendário oficial de 2026, que será divulgado pelo Ministério da Saúde.
Além da vacina contra a gripe, as Unidades Básicas de Saúde continuam aplicando as vacinas do calendário infantil. Em um dos atendimentos, mães levaram seus recém-nascidos para receber as primeiras vacinas logo após a alta hospitalar. A analista de projetos Mariana Trigueiro Fontes levou sua filha, que nasceu na sexta-feira passada, para ser vacinada. Ela disse: “É importante vacinar logo que o bebê sai do hospital. Nós escolhemos proteger nossa filha desde o nascimento.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login