Conecte Conosco

Notícias Recentes

Van Hattem pode ser suspenso por impedir presidente da Câmara de sentar-se

Publicado

em

Aliados aconselharam Hugo Motta, presidente da Câmara, a impor uma suspensão de seis meses ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) após ele bloquear o presidente da Casa, causando a paralisação dos trabalhos por mais de 30 horas entre terça e quarta-feira.

Diversos parlamentares se posicionaram contra a presidência assumir seu lugar, mas foi Van Hattem quem se sentou na cadeira e recusou-se a sair, mesmo com a presença de Motta no plenário.

Para a equipe do presidente, suspender o deputado seria uma forma de demonstrar que a direção da Casa não aceitará interrupções regimentais. Além disso, os partidos PT, PSB e PSOL apresentaram pedido formal para punir Van Hattem e outros quatro deputados.

Essa ação fazia parte de um protesto da oposição contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante mais de 30 horas, partidos contrários ao governo interromperam as atividades legislativas, exigindo votação sobre o fim do foro privilegiado e anistia aos acusados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Nesta quinta-feira, Hugo Motta indicou que a Mesa Diretora analisará medidas contra os envolvidos.

“Há pedidos das lideranças para punir alguns deputados. Estamos avaliando essa possibilidade em decisão conjunta da Mesa. Certamente, estamos considerando a punição para aqueles que dificultaram a retomada dos trabalhos”, afirmou ele em entrevista.

Van Hattem contestou, chamando as acusações de “hipocrisia” por parte da base governista.

“Eu já expliquei minha posição nas redes sociais. O PT age com hipocrisia porque, em 2017, caso semelhante ocorreu e ninguém pediu punição”, disse o deputado, garantindo que sua ação foi pacífica e legítima, exercendo direito ao protesto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados