Conecte Conosco

Mundo

Vance diz que Otan continua sendo uma aliança “muito importante”

Publicado

em

Declaração foi feita pelo vice-presidente após Trump se opor à adesão da Ucrânia à aliança

O vice-presidente JD Vance reiterou nesta sexta-feira que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) continua sendo uma aliança importante para os Estados Unidos, já que a Conferência de Segurança de Munique começou na Alemanha com a guerra Rússia-Ucrânia esperada para ser um ponto focal das discussões.

“A Europa é, claro, uma aliada muito importante para os EUA, a Otan é uma aliança militar muito importante… mas queremos ter certeza de que ela seja realmente construída para o futuro, e parte disso é garantir que a aliança faça um pouco mais de compartilhamento de encargos na Europa para que os Estados Unidos possam se concentrar em alguns dos nossos desafios no Leste Asiático”, declarou Vance, falando com repórteres ao lado do Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte.

Os comentários ecoam aqueles feitos por outros membros do governo Trump nos últimos dias, enquanto a gestão busca reformular drasticamente décadas de política externa americana na Europa, alertando que os EUA não priorizarão mais a segurança europeia e se concentrarão em suas próprias fronteiras e na batalha contra a China pelo domínio.

“É claro que falaremos sobre a Otan, particularmente sobre o desejo do presidente de ver a aliança gastar um pouco mais de recursos em defesa”, ressaltou o vice-presidente.

Vance continuou, “vamos falar, é claro, sobre o conflito Ucrânia-Rússia e como levá-lo a um acordo negociado, e tenho certeza de que falaremos sobre algumas outras áreas de cooperação também.”

O americano deve se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na manhã desta sexta-feira (14).

Rutte agradeceu ao vice-presidente pelo envolvimento passado de Washington com a Europa, concordando que o aumento da partilha de encargos “tem de ser feito”.

Ele acrescentou que as discussões sobre o fim da guerra Rússia-Ucrânia tinham de considerar como estabelecer uma paz duradoura e fortalecer a posição da Ucrânia antes do início das negociações.

Este conteúdo foi criado originalmente emVer original

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados