Conecte Conosco

Brasil

Vandalismo destrói estátua de Iemanjá em Teresina

Publicado

em

Na segunda-feira, 2 de fevereiro, dia comemorado nacionalmente como o Dia de Iemanjá, a cidade de Teresina sofreu um episódio lamentável: a estátua dedicada a Iemanjá, orixá das águas e da fertilidade nas religiões afro-brasileiras, foi alvo de vandalismo.

Localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, perto do centro da capital piauiense, a estátua sofreu danos graves no domingo, 1º de fevereiro. O vidro que protegia o monumento foi quebrado e os dedos da estátua foram arrancados.

O ataque foi denunciado por líderes de comunidades de matriz africana. Rondinele Santos, da Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda, esteve presente para exigir que os responsáveis pelo crime sejam punidos.

“Enquanto não adotarmos medidas penais efetivas, continuaremos a sofrer com a intolerância religiosa. É urgente implementar ações que confrontem esse tipo de preconceito no estado, especialmente por meio da educação,” declarou Rondinele Santos.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que a investigação do vandalismo está a cargo da Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos. Estão sendo analisadas imagens do sistema de videomonitoramento público, além de câmeras particulares da região, para identificar o autor do crime e responsabilizar pelos danos ao patrimônio público.

Como em outras cidades pelo país, foi mantida uma reunião para a tarde desta segunda-feira, às 16h, no local da estátua de Iemanjá, com o objetivo de celebrar a data e enfatizar a importância de combater a intolerância religiosa, crime que deve ser punido com rigor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados