Conecte Conosco

Economia

Veja estratégias financeiras para o uso consciente do 13º salário

Publicado

em

Especialistas dão dicas de como utilizar e se organizar financeiramente esse dinheiro

Ao contrário do salário mensal, frequentemente associado ao esforço do trabalho, o décimo terceiro salário é percebido como um bônus ou presente. Assim, pode ser tratado com menor rigor financeiro. Porém, especialistas explicam que esse dinheiro deve ser tratado como uma oportunidade de quitar dívidas e se organizar financeiramente.

“O décimo terceiro é um recurso sempre bem-vindo, mas muitas vezes utilizado com menos cautela do que o salário mensal”, explica Paula Sauer, professora de Economia da ESPM e especialista em Economia Comportamental.

Sauer destaca que é comum os trabalhadores serem mais prudentes com o salário regular e indulgentes com o décimo terceiro. “Pessoas endividadas, por exemplo, acabam utilizando o valor para compras de Natal, como se fossem recursos separados”, comenta.

Esse comportamento pode ser explicado pela contabilidade mental, um viés comportamental em que o dinheiro é dividido em categorias específicas. Assim, o décimo terceiro, muitas vezes considerado um “presente”, é destinado a outros usos que não o pagamento de dívidas — o que, segundo Sauer, é um equívoco.

Confira cinco dicas da economista para priorizar o 13º salário e começar o ano com estabilidade financeira: 

1- Pague suas dívidas

Se houver pendências financeiras, o ideal é usar o décimo terceiro para amortizar ou quitá-las. É raro encontrar aplicações financeiras que ofereçam retorno equivalente às altas taxas de juros cobradas em empréstimos ou financiamentos. Portanto, priorize a redução de suas dívidas, orienta a professora da ESPM.

Além disso, a economista ressalta que é importante aproveitar iniciativas como feiras de negociação de dívidas e programas como o Desenrola Brasil, que são organizados justamente em períodos de maior circulação de dinheiro. Esses programas podem ajudar a limpar o nome do consumidor, restabelecendo o acesso ao crédito.

2- Planeje despesas futuras

O décimo terceiro também pode ser direcionado para compromissos financeiros do início do ano, como impostos (IPTU e IPVA), renovação de matrículas escolares e materiais didáticos. Pagar essas despesas à vista pode permitir negociações vantajosas, como descontos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados