Economia
Veja produtos mais comprados pelos brasileiros e as principais tendências

Estudo do Mercado Livre aponta mudanças nos hábitos de consumo da população, com impacto da indústria da música e aumento da compra em supermercados no e-commerce
O brasileiro está mudando hábitos de consumo e comprado cada vez mais produtos à medida que o país se torna palco frequente de shows, eventos e outros fatores que incentivam e modificam como a população vai às compras.
De “chapéu de boiadeira” da Ana Castela a supermercado online e produtos fitness, o levantamento inédito “Meli Trends 2024”, com exclusividade para a CNN, do Mercado Livre traz o ranking dos queridinhos no carrinho de compras dos brasileiros.
A primeira tendência apontada pelo estudo trata da influência da indústria da música no dia a dia.
Ana Castela não foi apenas uma das artistas mais ouvidas no Brasil em 2024, como o termo “boiadeira” — como a cantora é conhecida — teve pico de buscas em junho do ano passado no Mercado Livre, devido às festas juninas e festivais na época.
“Ao longo de 2024, produtos associados ao termo “Ana Castela” tiveram quase 10 buscas por minuto no Brasil. Os destaques foram os chapéus e conjuntos de roupa infantis inspirados no visual da cantora – mostrando o tamanho de sua influência sobre crianças e a Geração Z”, afirmou o Mercado Livre.
Segundo Anna Araripe, diretora de Marketplace da plataforma, existe um impacto maior agora dos artistas que fazem produtos, destacando também o show da Madonna em 2024 e o aumento da procura por camisetas e discos da cantora.
A segunda tendência apontada pelo levantamento são os produtos destinados a exercício físico e saúde. Em 2024, a plataforma registrou uma média de 30 buscas por segundo pela palavra “fitness”, com um pico de compras em novembro.
Já a terceira tendência foi impactada pela indústria cinematográfica. A procura por produtos relacionados a “Stitch”, o mascote alienígena da animação da Disney, disparou após o anúncio do live-action que estreia nos cinemas em maio deste ano.
Ranking completo de tendências de consumo em 2024

Reprodução
Itens mais vendidos em 2024
- Janeiro: Samsung Galaxy A04
- Fevereiro: Camêra Wifi
- Março: Apple iPhone 13
- Abril: Notebook Samsung Galaxy Book2
- Maio: Kit de camisetas básicas
- Junho: Jogo de lençol queen
- Julho: Parafusadeira e furadeira
- Agosto: Creatina monohidratada
- Setembro: Conjunto hospital Polly Pocket
- Outubro: Hoverboard Super Mario
- Novembro: Playstation 5
- Dezembro Short Masculino
Hábitos de consumo
De acordo com o estudo do Mercado Livre, a categoria Supermercado é a que mais cresce. Na plataforma, a busca por esses itens subiram mais de 34%.
“O consumidor deixar de fazer uma compra no universo físico e busca a conveniência de uma compra online. Isso reforça e ajuda a dar confiança para o brasileiro partir para o consumo também em outras categorias no online”, disse Araripe.
A diretora de Marketplace do Mercado livre apontou que o cenário macroeconômico influencia o hábito de compras, destacando o atual patamar do mercado de trabalho com desemprego nas mínimas históricas.
“O consumidor com mais emprego acaba consumindo mais e isso de alguma maneira estimula o consumo no mercado como um todo. O segmento do supermercado cresce, mas também há um aumento do nosso ticket médio das vendas”, destacou ela.
O campeão de compras no mercado online no ano passado foi o azeite de oliva, seguido do sabão em pó e cerveja.
Já a categoria de Moda e Beleza foi a segunda que mais cresceu, com um avanço de 16% nas pesquisas ao longo de 2024.
Anna Araripe, diretora de Marketplace da plataforma, destacou que existe uma participação importante do público mais jovem no consumo.
“Há alguns anos atrás, a gente sempre falava das gerações mais novas e como ajudavam os pais a finalizar uma compra online, porque não tinham intimidade com a internet. Hoje em dia eles já fazem do mercado de trabalho e já tem acesso a consumo de produtos”, afirmou.
CNN

Você precisa estar logado para postar um comentário Login