Mundo
Venda de petróleo da Rússia sofre forte queda
A receita da Rússia proveniente da venda de petróleo e seus derivados sofreu uma significativa diminuição em novembro, atingindo o nível mais baixo desde o início da guerra na Ucrânia e também desde a pandemia de covid-19, conforme relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE).
As exportações de petróleo bruto e derivados diminuíram em 420 mil barris por dia, totalizando 6,9 milhões de barris diários em novembro, o menor volume registrado desde o começo do conflito e da pandemia, destacou a AIE no relatório divulgado na quinta-feira (11).
A redução foi de 290 mil barris diários para o petróleo bruto, e 130 mil barris para os derivados.
A queda na quantidade exportada, junto com a diminuição dos preços, resultou em receitas de 11 bilhões de dólares (60,11 bilhões de reais), uma diminuição de 3,6 bilhões de dólares (19,67 bilhões de reais) em relação ao ano anterior e 11,4 bilhões de dólares (62,30 bilhões de reais) abaixo da média do primeiro semestre de 2022, após o início do conflito na Ucrânia, informou a agência ligada à OCDE.
O setor energético, principal motor econômico da Rússia, enfrenta dificuldades devido às sanções impostas por países ocidentais, que têm como objetivo frear o financiamento da guerra conduzida por Moscou na Ucrânia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login