Notícias Recentes
Vendas caem pela quinta vez
As vendas nos setores de comércio e serviços de Brasília registraram queda de 1,2% em agosto, na comparação com julho. É a quinta queda consecutiva nos indicadores. No acumulado dos últimos 12 meses, comércio e serviços apresentam um saldo negativo de 14,7%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio, com apoio do Sebrae.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que o cenário é de desaceleração no ritmo de compras pelo consumidor e retração no varejo, provocada principalmente pela atual crise econômica que o país vem enfrentando desde o início do ano. “O aumento da taxa básica de juros e a elevação de vários impostos afugentam, cada vez mais, os consumidores das lojas e explica o movimento de queda no comércio”, afirma Adelmir.
Em agosto, os únicos segmentos do comércio que registraram crescimento nas vendas foram: tecidos (8,53%); óticas (4,88%); calçados (3,83) e vestuário (1,40%). No setor de serviços, registram bom desempenho casas de eventos (11,77%); seguido de clínicas de estética (7,60%); pet shops (6,88%); academias (6,52%); e o segmento reparação de eletroeletrônicos (3,32%). Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado. No comércio, a modalidade respondeu por 47,69% das vendas. Foram consultadas 900 empresas, sendo 596 do comércio e 304 de serviços.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login