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Economia

Vendas do Dia das Crianças crescem em Pernambuco

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Este ano, a data comemorativa do Dia das Crianças, que cai no próximo domingo, deve movimentar cerca de R$ 235 milhões em vendas, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). Esse valor representa um aumento de 2,2% em comparação a 2024. Na capital Recife, a expectativa do varejo é que as vendas tenham uma elevação entre 5% e 10% em relação ao ano anterior, segundo Fred Leal, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL).

Paulo Monteiro, diretor institucional da CDL, destaca que o Dia das Crianças é tradicionalmente a segunda data mais importante do semestre, perdendo apenas para o Natal. “Acreditamos que teremos um bom resultado nesta semana que antecede o dia 12”, afirma.

Dados da Fecomércio mostram que os setores mais buscados este ano são vestuário e calçados, com R$ 66,7 milhões em vendas; farmácia e perfumaria, com R$ 61 milhões; e eletroeletrônicos, totalizando R$ 60 milhões.

Apesar dos juros mais altos, aumento da inadimplência e a alta nos preços dos produtos típicos para a data, como videogames, perfumes, vestuário e calçados, que subiram mais de 3% nos últimos 12 meses, essas dificuldades pressionam o orçamento das famílias e contribuem para uma desaceleração nas compras em Pernambuco.

Nos shoppings, a expectativa também é positiva. Davy William, gerente da loja Unigames no Shopping Riomar, prevê um crescimento de 40% nas vendas, destacando que os eletrônicos, como videogames, celulares e acessórios, são os presentes mais procurados. Segundo ele, “crianças têm comprado cartas Pokémon e outros itens geek, começando por videogames e informática”.

Bárbara Gomes, gerente da loja Mimos Korea no mesmo shopping, observa aumento no movimento desde outubro e que precisou contratar mais funcionários para atender a demanda maior. Os preferidos para presentes são pelúcias e produtos temáticos de K-pop.

Desafios para o varejo

Ricardo Galdino, presidente da Associação de Lojistas de Shoppings (Aloshop), aponta que as lojas ainda recuperam o ritmo pré-pandemia, que em 2019 era mais forte. Ele ressalta que o consumidor atual é mais criterioso e costuma pesquisar bastante antes de comprar. “A preferência por pesquisar online e comparar preços faz com que o varejo físico enfrente uma grande competição”, lamenta. Os juros elevados no cartão, inadimplência crescente e inflação impactam principalmente as famílias de menor renda, que acabam reduzindo as compras.

Nádia, aposentada de 67 anos, comenta que pesquisar presentes é uma tarefa complicada devido aos preços altos. “Gosto de escolher com cuidado preço e qualidade, porque criança não tem muito cuidado e a gente tem que pensar nisso”, explica.

Josilma Bonifácio, gerente da loja Nhac Nhec, afirma que as pessoas estão parcelando menos e pagando mais à vista, por isso investem em promoções e brindes, como descontos de até 50% e prêmios para compras acima de R$ 300.

Estratégias para atrair consumidores

Ricardo Galdino comenta que os lojistas têm focado em marketing digital e capacitação para se prepararem melhor, utilizando redes sociais, grupos de WhatsApp e outras ferramentas. Além disso, incentivam a venda online integrada com a venda física via uma plataforma colaborativa chamada Rede Smart Shop, que oferece treinamentos em redes sociais, inteligência artificial, marketing digital e áreas tributárias.

Outra estratégia tem sido tornar o ambiente de compra mais atrativo, criando uma jornada sensorial e emocional nas lojas com decoração especial para crianças e experiências para que os clientes possam interagir com os produtos. Paulo Monteiro destaca que é fundamental que o consumidor possa ver, tocar e experimentar os brinquedos, além de promoções relâmpago e combos especiais.

Karla Mirelle, professora de ginástica de 29 anos, conta que tem buscado opções como motinha e triciclo elétrico para seu bebê. Já Márcio Pereira, policial militar de 42 anos, escolheu presentear no shopping pela conveniência de encontrar tudo em um único lugar.

Ricardo Galdino se mantém otimista em relação ao comércio em Pernambuco para o Dia das Crianças: “O shopping é rápido em mudanças e oferece comodidade com atendimento especializado. A chave para atrair o público está em boas ofertas, equipe preparada e diferenciais atrativos.”

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