Mundo
Venezuela aprova reforma petrolífera para atrair investimentos privados
O Parlamento da Venezuela aprovou na quinta-feira (29) uma importante mudança na lei do petróleo que permite a entrada total de empresas privadas no setor. Essa medida ocorre enquanto os Estados Unidos tentam retomar suas operações no país após a retirada de Nicolás Maduro, que ocorreu em uma ação militar.
A Assembleia Nacional votou favoravelmente os artigos do novo texto, que agora será encaminhado à presidente interina, Delcy Rodríguez, para que a sancione.
Jorge Rodríguez, presidente do Parlamento e irmão da presidente interina, declarou: “Esta lei será um marco para o futuro das próximas gerações.”
Ele também acrescentou: “Após tempos difíceis, vislumbramos dias melhores.”
A proposta de reforma foi apresentada por Delcy Rodríguez, que está no comando após a captura de Maduro em 3 de janeiro, em uma operação liderada pelos Estados Unidos que incluiu ataques aéreos em Caracas e áreas próximas.
Essa medida representa uma mudança significativa na tradicional relação tensa com Washington.
A nova legislação oferece mais segurança para os investidores privados, diminui a influência do governo na exploração do petróleo e reduz a carga tributária.
Desde 2019, o petróleo venezuelano está sob embargo imposto pelo governo Trump em seu primeiro mandato, o que, junto a anos de falta de investimento, corrupção e má administração, resultou numa queda severa na produção do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login