Conecte Conosco

Mundo

Venezuela denuncia sequestro de 66 crianças nos EUA

Publicado

em

O governo da Venezuela declarou nesta terça-feira (19) que 66 crianças continuam detidas nos Estados Unidos após terem sido separadas de seus pais antes do início do processo de deportação para a Venezuela.

Caracas exige que a administração do presidente americano, Donald Trump, entregue essas crianças às autoridades venezuelanas para que possam retornar ao país junto com suas famílias.

“Temos 66 crianças retidas nos Estados Unidos, um número que cresce a cada dia, o que é motivo de muita preocupação”, afirmou Camila Fabri, presidente do programa governamental Volta à Pátria, criado em 2018 pelo presidente Nicolás Maduro para facilitar o retorno voluntário dos migrantes.

“É uma política cruel e desumana”, acrescentou Fabri, esposa do empresário colombiano Alex Saab, acusado de ser testa de ferro de Nicolás Maduro e liberto pelos Estados Unidos em 2023 após uma troca de prisioneiros entre Caracas e Washington.

“Vamos assegurar o retorno das 66 crianças”, garantiu Fabri, acompanhada por um grupo de mães que leram uma carta direcionada à primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, solicitando sua ajuda para interceder a favor das crianças atualmente em lares de acolhimento.

Até o momento, 21 crianças, incluindo Maikelys Espinoza, filha de um dos 252 venezuelanos deportados pelos Estados Unidos para uma prisão de segurança máxima em El Salvador e liberados em 18 de julho após uma troca humanitária, já retornaram ao país.

O governo chavista tem exigido o retorno dessas crianças por meio de protestos e uma extensa campanha publicitária nos meios oficiais.

Camila Fabri, que possui nacionalidade italiana, informou também que durante o ano de 2025 foram repatriados 10.631 migrantes venezuelanos. Esse total inclui tanto deportados dos Estados Unidos quanto migrantes que estavam retidos no México e retornaram à Venezuela graças ao programa Volta à Pátria.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados