Conecte Conosco

Mundo

Venezuela e EUA avaliam retomar relações diplomáticas

Publicado

em

A Venezuela comunicou nesta sexta-feira (9) o início de um “processo exploratório” com o objetivo de reestabelecer as relações diplomáticas com os Estados Unidos, que enviaram uma equipe de diplomatas para Caracas poucas dias depois de uma operação militar para capturar o líder Nicólas Maduro.

Desde 2019, os laços diplomáticos entre os dois países estavam cortados, mas houve avanços recentes, incluindo acordos na área de petróleo, a libertação de prisioneiros políticos solicitada por Washington e a visita atual de altos representantes dos EUA.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, afirmou que a administração interina de Delcy Rodríguez decidiu iniciar negociações diplomáticas exploratórias com os EUA com o intuito de reabrir as representações diplomáticas nos dois países.

O Departamento de Estado dos EUA confirmou a ida de uma delegação liderada por John McNamara, chefe da unidade de assuntos venezuelanos na embaixada em Bogotá. Outros integrantes acompanham o grupo.

Segundo uma fonte americana que pediu anonimato, a missão está em Caracas para realizar uma avaliação inicial visando a retomada gradual das operações diplomáticas.

O governo venezuelano também confirmou a visita e anunciou o envio de uma equipe diplomática ao território americano para tratar dos assuntos pertinentes.

Um jornalista da AFP presenciou a saída de veículos da embaixada venezuelana, que fora fechada após Washington não reconhecer a reeleição de Maduro em 2018.

A segunda reeleição de Maduro, em 2024, também não foi aceita pelos EUA, sendo considerada ilegítima.

Maduro foi detido em 3 de janeiro durante uma operação militar em Caracas e transferido com sua esposa, Cilia Flores, para Nova York, onde enfrentam processos relacionados a narcotráfico.

O chanceler Gil destacou que as repercussões decorrentes da agressão e captura de Maduro serão discutidas nas futuras negociações.

Por sua vez, a fonte americana esclareceu que ainda não há uma decisão oficial quanto à reabertura total da embaixada dos EUA na Venezuela, mas estão se preparando para realizar esse passo assim que o presidente Donald Trump autorizar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados