Conecte Conosco

Mundo

Venezuela libera 17 presos políticos em processo lento

Publicado

em

A principal coalizão da Venezuela anunciou neste sábado (10) a libertação de 17 presos políticos dentro de um processo que tem avançado lentamente, conforme divulgado pelo governo sob pressão dos Estados Unidos.

A Plataforma Unidade informou sobre a soltura em sua conta no X, sem revelar os nomes dos beneficiados. Outras organizações não governamentais confirmam a liberação de 12 pessoas, entre cerca de 800 a 1.200 detidos no total.

Numerosas famílias permanecem acampadas diante de centros de detenção, como El Rodeo I, nos arredores da capital, esperando notícias há dois dias. Guardas locais afirmam desconhecer informações sobre as liberações.

Exigimos que os processos de soltura sejam acelerados para que o sofrimento dos presos políticos e de suas famílias chegue ao fim o quanto antes, declarou a Plataforma Unidade em seu comunicado.

Na quinta-feira, a Venezuela anunciou a libertação de um "número significativo" de detidos, incluindo estrangeiros, mas até o momento o avanço tem sido pequeno.

O governo não respondeu às reiteradas solicitações da imprensa internacional por esclarecimentos.

Entre os primeiros soltos estão Enrique Márquez, ex-candidato presidencial, liberado junto com o dirigente Biagio Pilieri. A ativista Rocío San Miguel, que possui dupla cidadania, foi solta junto com outros quatro espanhóis e viajou para Madri.

A ONG Foro Penal comunicou a libertação, no estado de Bolívar (sul), do médico Virgilio Valverde, coordenador da juventude do partido da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado. Segundo a organização, "ele jamais deveria ter sido preso".

Didiles Corredor, detida desde julho de 2023, também foi liberada.

A ONG Justicia, Encuentro y Perdón pediu que as autoridades divulguem uma lista completa dos soltos, incluindo seus nomes, locais de detenção e condições da soltura, além de solicitar que futuras informações sejam divulgadas de forma transparente e sem criar falsas esperanças.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados