Notícias Recentes
Ventania em São Paulo fecha 12 parques urbanos
Doze parques urbanos localizados na capital e na Região Metropolitana de São Paulo foram temporariamente fechados na manhã desta quarta-feira (10/12) após registros de ventos superiores a 80 km/h.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Parques Urbanos, informou que o fechamento ocorreu devido às rajadas de vento observadas entre terça-feira (9/12) e esta manhã.
Conforme a Semil, a medida baseia-se na Portaria Semil-SMA-CPP nº 07/2025, que determina o fechamento preventivo dos parques urbanos em casos de ventos fortes acima de 40 km/h ou risco elevado de queda de galhos e árvores.
Parques urbanos fechados nesta quarta-feira (10/12):
Zona Leste
- Parque Maria Cristina
- Parque Itaim Bibi
- Parque Engenheiro Goulart (PET)
- Parque Vila Jacuí
- Parque Belém – Manoel Pita
Zona Norte
- Parque da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns
Zona Sul
- Parque Ecológico do Guarapiranga
Grande São Paulo
- Parque Várzea do Embu (Embu-Guaçu)
- Parque Chácara da Baronesa (Santo André)
- Parque Jequitibá (Cotia)
- Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba)
- Parque Nascentes do Tietê (Salesópolis)
A iniciativa tem caráter preventivo, visando a segurança dos visitantes, funcionários e da fauna local. As condições meteorológicas elevam o risco de acidentes, quedas de árvores e dificultam a estabilidade nas trilhas.
Equipes técnicas permanecem em monitoramento contínuo dos parques para verificar as condições climáticas e estruturais, a fim de garantir uma reabertura segura dos locais.
Ventania em São Paulo
A cidade de São Paulo chegou a registrar ventos de até 82 km/h na manhã desta quarta-feira. As rajadas ocorreram durante a formação de um ciclone extratropical na região sul do Brasil.
De acordo com a Defesa Civil, a medição foi realizada entre 10h e 10h30 no Mirante de Santana, localizado na zona norte da capital paulista. Os aeroportos de Congonhas, na zona sul, e Campo de Marte, na zona norte, também registraram ventos de 69 km/h.
Até as 10h30, a região metropolitana de São Paulo já contabilizava 46 chamados para atendimento de ocorrências relacionadas à queda de árvores.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login