Notícias Recentes
Ventos fortes desviam 9 voos no aeroporto de Guarulhos

Devido aos ventos intensos na área do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nove voos foram redirecionados para outros aeroportos na manhã desta segunda-feira (28/7). Nenhum voo foi cancelado.
Segundo a concessionária GRU Airport, os voos foram transferidos para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a região do aeroporto de Guarulhos registrou ventos de 64,8 km/h nesta segunda. Em Itapeva, interior do estado, os ventos alcançaram 104 km/h. Em Iguape, os ventos chegaram a 93 km/h e em Cerqueira Cesar, também no interior, a 92,9 km/h.
O litoral de São Paulo está sob alerta de risco devido aos ventos costeiros até às 23h59 de terça-feira (29/7), conforme o Inmet. A previsão indica que as dunas de areia podem se deslocar sobre construções na orla com a intensificação dos ventos.
“A concessionária acompanha a situação em tempo real e mantém comunicação constante com as companhias aéreas para minimizar transtornos aos passageiros”, informou a GRU Airport.
O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, não apresentou alterações em sua operação.
Queda de energia afeta mais de 100 mil imóveis
A concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia para São Paulo e mais 23 cidades, reportou que cerca de 103 mil imóveis estão sem energia na região metropolitana nesta segunda-feira (28/7). A empresa atribui a falta de energia aos ventos fortes acompanhados de chuvas que causaram danos à rede elétrica.
Na capital, quase 65 mil clientes estão sem energia, o que representa 1,13% do total atendido na cidade. Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo, é a cidade mais afetada, com 2.368 unidades sem eletricidade, equivalente a 15,04% dos clientes locais.
A Enel reforçou suas equipes em campo para restaurar o fornecimento de energia, atuando principalmente para normalizar a situação de cerca de 1% das unidades afetadas na região metropolitana, incluindo São Paulo.
Estado sob alerta para tempestades
Com a chegada de uma frente fria, quase todo o estado de São Paulo está em alerta para tempestades nesta segunda-feira, conforme o Inmet. Dois alertas de “perigo potencial” estavam em vigência. O primeiro, que expirou às 10h, abrangia a faixa oeste do estado com previsão de tempestades. O segundo, ainda ativo, mantém a região centro-leste, incluindo a Grande São Paulo, em alerta até pelo menos 21h.
Espera-se chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm por dia, ventos entre 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Existe baixo risco de quedas de energia, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
Recomendações durante tempestades
- Evite se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
- Mantenha-se atento às previsões meteorológicas e ative alertas da Defesa Civil.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo também colocou a capital em estado de atenção devido à frente fria no litoral paulista, que provoca aumento de nebulosidade, chuvas localizadas, rajadas intensas de vento e queda acentuada das temperaturas no início da semana.
O Inmet alerta para uma queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC, com nível de perigo potencial, válida até às 10h de terça-feira (29/7).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login