Conecte Conosco

Mundo

Verão de 2025 bate recorde de calor no Reino Unido

Publicado

em

O verão de 2025 no Reino Unido foi o mais quente desde o início dos registros em 1884, informou o Met Office, o serviço nacional de meteorologia do país.

Com uma temperatura média de 16,10 graus entre 1º de junho e 31 de agosto, o verão deste ano superou o recorde anterior de 15,76 graus, estabelecido em 2018.

Durante o período, houve quatro ondas de calor e a máxima chegou a 35,8 graus em 1º de julho em Kent, no sudeste da Inglaterra.

Emily Carlisle, cientista do Met Office, declarou que “as estatísticas preliminares indicam que o verão de 2025 é oficialmente o mais quente já registrado”.

Segundo Carlisle, o calor intenso foi causado por vários fatores, incluindo a prevalência de sistemas de alta pressão, temperaturas inusitadamente elevadas do mar ao redor do Reino Unido e solos secos após a primavera.

“Essas condições favoreceram o rápido acúmulo e persistência do calor, com temperaturas máximas e mínimas muito acima da média”, acrescentou.

O verão britânico de 1976, que teve uma temperatura média de 15,70 graus, saiu do grupo dos cinco mais quentes desde 1884, todos agora posteriores ao ano 2000.

O Met Office também ressaltou que um verão tão quente quanto o de 2025, ou ainda mais, é agora 70 vezes mais provável em um cenário climático natural, sem as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo ser humano.

Além do Reino Unido, países como o Japão e a Coreia do Sul também registraram seus verões mais quentes em 2025, ultrapassando recordes anteriores do ano passado.

Nos últimos anos, as temperaturas globais têm subido devido às mudanças climáticas, que também provocam padrões climáticos mais instáveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados