Conecte Conosco

Notícias Recentes

Vereador em prisão domiciliar assume prefeitura no Maranhão

Publicado

em

José Luís Araújo Diniz, conhecido como Pelego e presidente da Câmara Municipal de Turilândia, assumiu provisoriamente a prefeitura da cidade do Maranhão após a Justiça afastar o prefeito Paulo Curió e a vice-prefeita Tânya Mendes. Ele está cumprindo prisão domiciliar e é alvo de investigação pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A posse de Pelego ocorreu por meio de uma portaria que confirmou a vacância temporária dos cargos do Executivo municipal. A vice-presidente da Câmara, vereadora Inailce Nogueira Lopes, que também está em prisão domiciliar, assumiu interinamente a presidência do Legislativo.

Pelego é investigado na Operação Tântalo II, que apura uma organização criminosa responsável por desvios de recursos públicos em setores como Saúde e Assistência Social. O prefeito afastado, Paulo Curió, e sua vice foram presos. Além deles, empresários, servidores públicos e vereadores são suspeitos de envolvimento no esquema que teria desviado mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos entre 2021 e 2025.

Os vereadores que cumprem prisão domiciliar, incluindo Pelego, receberam autorização judicial para sair de casa somente para participar das sessões da Câmara Municipal. O promotor Fernando Berniz, do Gaeco, afirmou ao g1 que, embora o parlamentar possa exercer seu mandato conforme a legislação, ele não tem permissão para atuar como prefeito sem autorização expressa da Justiça.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados