A previsão da demolição é de 30 dias. Será feito um contrato de emergência para a construção de um novo. A Prefeitura vai analisar várias tecnologias para fazer a obra no menor prazo possível.
O Viaduto Santo Amaro não é o primeiro atingido por causa da imprudência de motoristas. Entre 2013 e 2015, a produção do SPTV contabilizou pelo menos 57 situações parecidas.
A Prefeitura de São Paulo informou apenas dois casos. A reforma da Ponte do Piqueri custou R$ 1,2 milhão no ano passado. Na ocasião, um caminhão desrespeitou a sinalização que indicava a altura, acabou batendo na ponte e ficando entalado, além de quebrar uma parte do concreto. Já o Viaduto Saioa, atingido por uma carreta em 2014, custou R$ 3 milhões.
O secretário de Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas, disse que a Prefeitura já identificou os donos dos caminhões envolvidos no acidente e vai esperar a investigação terminar para saber quem é o motorista responsável e pedir indenização na Justiça.
“O juiz vai analisar a culpa, o dano causado e o valor desse dano. Reconhecendo isso, eu vou receber, ainda não, eu vou ter que executar isso, eu vou ter que ir atrás do patrimônio da pessoa e executar. Imagina uma obra que custa R$ 10 milhões, são poucas as empresas que tem patrimônio para penhorar e arrecadar. Às vezes, isso é uma realidade. Nós ganhamos e não levamos”, disse.
Barreirinhas também afirmou que de todo o prejuízo provocado pela população ao município, a Prefeitura de São Paulo consegue receber apenas 20% do valor.
Reprodução
O professor de engenharia civil da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), Rui Barbosa de Souza, reproduziu em laboratório o que ocorreu com o viaduto.
O especialista levou uma amostra de concreto para dentro do forno. “Esse concreto aqui é de uma resistência parecida com o do viaduto. ne. hoje é uma resistência normal, num nível médio, comum pra engenharia, mas na época que ele foi construído ele era mais resistente do que o concreto utilizado em residência obras de menor importância”, afirmou. O resultado é que a estrutura de concreto virou farofa.
Segundo o professor, uma temperatura de até 200º C não provocaria nenhum tipo de dano a estrutura.
Acidente
Um acidente envolvendo um caminhão bitrem e um caminhão-tanque carregado com gasolina na Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, causou explosão na madrugada de sábado (13). A colisão traseira ocorreu embaixo do Viaduto Santo Amaro, sentido Imigrantes, e a estrutura pode ter sido abalada, segundo o Corpo de Bombeiros.
O condutor do veículo carregado de açúcar conseguiu escapar antes do fogo tomar a cabine. Ele admitiiu que passou no semáforo vermelho. “A moça tentou invadir a minha faixa, eu sai desviei dela, ai deu vermelho [semáforo fechado], o cara já saiu e eu bati nele. Já bateu, já pegou fogo. A minha sorte é que a porta abriu, ai eu peguei e sai”, relatou o motorista Manuel Messias da Silva. Ele ficou ferido na perna.
O motorista do caminhão-tanque não se machucou e contou que ia fazer o retorno, embaixo do viaduto, para acessar a Avenida Santo Amaro. O motorista disse que passou o sinal verde, mas não viu o bi trem.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login