Mundo
Vice-primeira-ministra do Reino Unido deixa cargo por erro fiscal

Angela Rayner, vice-primeira-ministra do Reino Unido, renunciou ao seu cargo nesta sexta-feira (5), após uma investigação independente apontar que ela não cumpriu os padrões esperados de um ministro do governo devido a um erro no pagamento de impostos na recente compra de um imóvel.
A própria Rayner admitiu na quarta-feira que não recolheu todos os impostos devidos na compra de um apartamento em Hove, na costa sul da Inglaterra. Ela reconheceu que deveria ter buscado orientações mais específicas, embora tenha destacado que o relatório confirmou que sua intenção foi agir de boa fé.
“Aceito total responsabilidade por este equívoco”, afirmou Angela Rayner em sua carta de renúncia dirigida ao primeiro-ministro Keir Starmer. “Quero reafirmar que minha única intenção sempre foi pagar o valor correto.”
Keir Starmer expressou pesar com a saída da vice-primeira-ministra, mas declarou que a decisão de Rayner foi a mais adequada. “Tenho imensa admiração e respeito por suas realizações políticas”, escreveu o premiê.
A carta manuscrita de renúncia foi assinada com votos de sinceridade e tristeza. Rayner permanecerá como deputada no Parlamento do Reino Unido.
Laurie Magnus, conselheiro independente para padrões ministeriais, reconheceu que Rayner atuou com integridade e dedicação exemplar ao serviço público, mas lamentou que ela tenha violado o código de conduta dos ministros.
Com 45 anos, Angela Rayner explicou que suas circunstâncias pessoais complexas, incluindo seu divórcio em 2023 e as necessidades especiais de seu filho, contribuíram para o erro no pagamento do imposto.
Em sua carta, ela também mencionou o impacto significativo da pressão constante da mídia sobre sua família como parte dos motivos para sua decisão. Fonte: Associated Press.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login