Conecte Conosco

Notícias Recentes

Vídeo mostra ladrões levando obras de Portinari e Matisse em São Paulo

Publicado

em

Câmeras do SmartSampa, sistema de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, captaram a ação de dois criminosos que invadiram a Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro da capital paulista, e furtaram treze gravuras: oito do artista francês Henri Matisse e cinco do renomado artista brasileiro Cândido Portinari, na manhã de domingo (7/12).

As imagens, registradas às 10h43, mostram os indivíduos estacionando uma van na Rua João Adolfo, próximo à Avenida Nove de Julho. Eles descarregam as obras do veículo e caminham pela calçada.

De acordo com a administração da Biblioteca, o local possui sistema de monitoramento por câmeras, e os vídeos já foram disponibilizados para as autoridades policiais. A biblioteca passou por uma perícia técnica, e as obras furtadas estão cobertas por apólice de seguro.

Henri Matisse foi um destacado pintor francês do início do século XX, conhecido por ser uma figura central do fauvismo, um movimento artístico reconhecido pelo uso vibrante das cores e pinceladas expressivas. Cândido Portinari é considerado um dos maiores representantes do modernismo no Brasil.

Roubo na biblioteca

Na manhã de domingo, dois homens armados invadiram a biblioteca e, segundo a Polícia Militar, renderam os seguranças presentes antes de subtrair as obras de arte. Em seguida, fugiram em direção à estação Anhangabaú do metrô.

Não houve registros de feridos durante a ocorrência.

A Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do país, ficando atrás apenas da Biblioteca Nacional. Com seu centenário celebrado em fevereiro, a instituição abriga cerca de um milhão e meio de itens, incluindo livros, mapas e documentos diversos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados