Conecte Conosco

Mundo

Vietnã evacua 300 mil pessoas por tufão Kajiki

Publicado

em

O Vietnã declarou neste domingo (24) a retirada de aproximadamente 325.500 habitantes de cinco províncias e a suspensão de mais de 10 voos domésticos devido à aproximação do tufão Kajiki, que deve alcançar a costa leste do país na segunda-feira.

Escolas e prédios governamentais foram convertidos em abrigos temporários. Empresas aéreas como Vietnam Airlines e Vietjet cancelaram diversos voos.

Autoridades do Ministério da Agricultura e Meio Ambiente alertaram que a situação apresenta riscos elevados para veículos e estruturas, incluindo barcos turísticos, de pesca e instalações de aquicultura.

Kajiki avança devagar pela costa sul da China, com ventos de até 167 km/h conforme dados do Centro Conjunto de Alerta de Tufões, e há previsão de intensificação.

Chuvas fortes são esperadas nas províncias de Ha Tinh e Nghe An entre segunda e terça-feira, enquanto ventos intensos podem afetar usinas de energia, transporte e indústrias locais.

Este é o quinto fenômeno tropical que impacta o Vietnã em 2025. Nos primeiros sete meses do ano, mais de 100 pessoas perderam a vida ou desapareceram em desastres naturais, acarretando prejuízos econômicos estimados em 21 milhões de dólares (aproximadamente 115,5 milhões de reais).

Na China, a ilha de Hainan elevou seu nível de alerta ao máximo, retirando 20.000 residentes de suas casas e fechando zonas comerciais na cidade de Sanya.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados