Centro-Oeste
Vigilância Treina Ambulantes para Fiscalizar no Carnaval
A Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal treinou mais de 150 vendedores ambulantes sobre boas práticas de higiene e venda de alimentos e bebidas para o Carnaval na Esplanada dos Ministérios. As reuniões, realizadas na sede do Detran-DF na última sexta-feira (13), tiveram como objetivo evitar riscos à saúde pública e impedir interdições durante os eventos.
Samara Paixão, uma das participantes, pretende vender cerveja e churrasco durante a festa e elogiou a iniciativa. “É uma renda extra que estamos tentando conseguir. Acho muito bom que estejam orientando as pessoas”, declarou ela.
Nos encontros, os representantes da Vigilância Sanitária mostraram, com fotos e exemplos práticos, os pontos que serão fiscalizados, como a proibição de deixar isopor com bebidas no chão, a separação correta de alimentos e produtos de limpeza, o uso de gelo feito com água potável e a necessidade de comprovação de origem para as bebidas, que devem ter lacre e rótulo apropriados.
A gerente de alimentos da Diretoria, Dillian Silva, destacou que a ação é preventiva. “Estamos atuando para evitar riscos à saúde. Preferimos fazer esse trabalho antes do evento, ao invés de aplicar medidas administrativas severas, como interdição ou apreensão de produtos”, afirmou. Ela ressaltou que a meta é qualificar o trabalho dos ambulantes para garantir produtos de qualidade e preservar a saúde da população.
Durante o período pré-Carnaval e Carnaval, a Diretoria pretende fiscalizar mais de 170 eventos em fevereiro. As ações incluem a verificação do comércio de alimentos e bebidas, estruturas de postos médicos e ambulâncias, rotas de fuga para emergências e a quantidade adequada de banheiros químicos para os foliões. Um dos principais objetivos é impedir a venda de produtos ilegais, como cigarros eletrônicos e bebidas alcoólicas falsificadas ou sem origem conhecida.
Com informações da SES-DF

Você precisa estar logado para postar um comentário Login