Centro-Oeste
Violência contra crianças no carnaval: 1ª VIJ faz balanço das ações em Brasília
Durante o carnaval de 2026, realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro em Brasília, a 1ª Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ) intensificou suas ações de fiscalização e proteção voltadas para crianças e adolescentes. Sessenta agentes circularam por diversos eventos para garantir a segurança do público infantojuvenil.
Segundo informações do Núcleo de Apuração e Proteção da 1ª VIJ, foram feitas 19 abordagens a jovens que estavam consumindo bebida alcoólica de forma irregular. Além disso, foram dadas 216 orientações para vendedores ambulantes, donos de bares e caixas sobre a proibição da venda de álcool para menores de idade. Pais, responsáveis e equipes de segurança receberam 152 orientações em relação à legislação que protege crianças e adolescentes.
A fiscalização alcançou 27 locais, principalmente eventos e blocos carnavalescos públicos, além de alguns privados. Entre as atividades, destacam-se sete assistências a crianças perdidas, uma realização de primeiros socorros, oito entregas de menores aos responsáveis legais, diversas verificações de idade e um encaminhamento para a Delegacia da Criança e do Adolescente.
As ações foram feitas em colaboração com vários órgãos de segurança pública e coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o que ajudou a garantir a tranquilidade durante a festa.
Os agentes de proteção, que atuam voluntariamente em locais frequentados por crianças e adolescentes, como estádios, bares e cinemas, trabalham para evitar qualquer situação que possa colocar meninos e meninas em risco.
Além de fiscalizar, esses agentes promovem ações educativas para divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e reforçar a proteção a este público contra ameaças e violações de direitos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login