Conecte Conosco

Mundo

Viúva de Charlie Kirk perdoa assassino do marido

Publicado

em

Erika Kirk, esposa do renomado ativista conservador Charlie Kirk, falou no domingo, 21, durante uma homenagem realizada em um estádio no Arizona, EUA. Ela declarou que perdoa o homem acusado de ter tirado a vida de seu marido, que foi baleado na semana anterior.

Erika disse que, mesmo em sua dor, encontra conforto ao saber que seu esposo deixou este mundo sem arrependimentos. “Meu marido, Charlie, desejava ajudar jovens, assim como aquele que lhe tirou a vida”, afirmou. Agora liderando o Turning Point, grupo fundado por Kirk para engajar jovens conservadores cristãos, Erika Kirk finalizou: “Eu o perdoo”.

O Turning Point cresceu e se tornou uma organização de grande impacto sob a direção de Charlie Kirk, alcançando um público vasto e firme.

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que encerrou a cerimônia, comentou que Charlie Kirk “não guardava rancor contra seus adversários” e desejava o melhor para eles, algo que ele próprio admitiu achar estranho. “Neste ponto, discordo de Charlie. Eu odeio meus adversários e não desejo nada de bom para eles”, afirmou. “Sinto muito, sinto muito, Erika.”

O memorial reuniu dezenas de milhares, incluindo o vice-presidente JD Vance, autoridades de alto escalão e jovens conservadores influenciados pelo líder, de 31 anos.

Reação e Consequências

Trump apontou a “esquerda radical” como responsável pela morte de Kirk e ameaçou agir contra organizações e indivíduos que, segundo ele, difamam ou comemoram o ocorrido.

Várias pessoas, como jornalistas, educadores e até o apresentador Jimmy Kimmel, enfrentaram sanções ou perderam seus empregos após comentários considerados ofensivos em relação a Kirk por influentes conservadores e membros do governo.

Essa reação provocou um debate sobre a liberdade de expressão. Alguns oradores no memorial afirmaram que Kirk combatia o mal, referindo-se a um indefinido “eles” como inimigo. Outros foram diretos: “Vocês não têm ideia do que despertaram, nem do quanto estaremos decididos a proteger esta civilização, o Ocidente e nossa república”, declarou Stephen Miller, vice-chefe de gabinete da Casa Branca.

Kirk era conhecido por suas provocações, às vezes sendo acusado de comentários racistas, misóginos, anti-imigrantes e transfóbicos, o que causou reações negativas inclusive entre conservadores que consideram essas críticas um ataque seletivo ao legado de um líder inspirador.

Sobre o Acusado

Tyler Robinson, 22 anos, de Utah, está acusado do assassinato de Kirk e pode enfrentar pena de morte se condenado pelas acusações mais graves. As autoridades não revelaram um motivo claro para o ataque, mas promotores informam que Robinson escreveu para sua parceira após o ato que estava cansado do ódio promovido por Kirk. (Informações da Associated Press)

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados