Economia
Volvo EX60: SUV elétrico com até 810 km de alcance e IA do Google
Volvo EX60: Novo SUV elétrico destaca-se por autonomia e tecnologia
A Volvo Cars revelou oficialmente em Estocolmo, na Suécia, o Volvo EX60, um SUV médio totalmente elétrico que representa a entrada da marca no segmento mais competitivo do mercado global de veículos elétricos.
Este modelo foi concebido para oferecer um alto padrão em autonomia, tecnologia, segurança e desempenho, direcionado a consumidores que não aceitam compromissos ao escolher um veículo elétrico.
Com capacidade para cinco passageiros, o EX60 é ideal para famílias e pretende eliminar a preocupação com a autonomia da bateria.
Na versão P12 AWD Electric, o veículo atinge até 810 quilômetros com uma única carga, estabelecendo o melhor desempenho da categoria e o maior já conseguido em um carro elétrico da Volvo.
As versões P10 AWD Electric e P6 Electric, que têm tração traseira, oferecem autonomias de até 660 km e 620 km, respectivamente.
Nova plataforma e maior eficiência energética
O Volvo EX60 utiliza a plataforma SPA3, uma arquitetura dedicada exclusivamente para veículos elétricos da marca. Além disso, vem equipado com o HuginCore, um sistema computacional central que propicia maior integração entre hardware e software, com ganhos em eficiência e redução de custos.
Tecnologias como a bateria integrada na carroceria, motores elétricos de última geração, novo design das células da bateria e processos avançados de fabricação contribuem para a redução de peso e melhoria da eficiência energética.
Essas inovações fazem com que o EX60 tenha uma das menores pegadas de carbono entre os elétricos da Volvo, junto com o modelo EX30.
Design escandinavo focado na aerodinâmica
O design do EX60 segue os princípios do estilo escandinavo funcional, combinando beleza e eficiência. A linha da frente é baixa, o teto é inclinado e as laterais são esculpidas, o que resulta em um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,26, um dos menores do segmento, impactando positivamente na autonomia do veículo.
Internamente, o SUV oferece piso plano, ampla distância entre eixos e espaço confortável para as pernas nos assentos traseiros.
O porta-malas espaçoso e os compartimentos inteligentes aprimoram a versatilidade para o uso diário e viagens em família.
Tecnologia, inteligência artificial e conectividade avançada
O EX60 é considerado o modelo mais inteligente já produzido pela Volvo. É o primeiro veículo da marca a vir de fábrica com o Gemini, assistente de inteligência artificial do Google, totalmente integrado ao sistema Android Automotive OS. Essa tecnologia permite interações naturais por voz, sem necessidade de comandos específicos.
O sistema de infoentretenimento é mais ágil e responsivo, com mapas que carregam instantaneamente e melhor reconhecimento dos comandos de voz. Além disso, o modelo traz o Apple Music com Dolby Atmos pré-instalado e sistema de som Bowers & Wilkins com 28 alto-falantes, incluindo caixas acústicas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e traseiros.
Segurança elevada ao próximo nível
Fiel à tradição da marca, o EX60 adota o padrão Volvo Cars Safety Standard, ultrapassando as normas regulatórias. Graças ao HuginCore, o veículo monitora continuamente o ambiente ao redor por meio de uma ampla rede de sensores, aumentando a prevenção de acidentes.
Destaques incluem o cinto de segurança multi adaptativo, que ajusta a proteção conforme o ocupante e o tipo de impacto, além de uma estrutura fortalecida com aço boro e sistemas modernos de retenção.
Atualizações, produção e lançamento no Brasil
O Volvo EX60 foi desenvolvido para evoluir através de atualizações remotas (over-the-air), permitindo melhorias contínuas em segurança, desempenho e funcionalidades ao longo do tempo.
A produção do SUV elétrico começa no segundo trimestre de 2026, na Suécia. O modelo já está disponível para encomendas na Europa e chegará aos Estados Unidos no final da primavera do hemisfério norte.
No Brasil, espera-se que o Volvo EX60 seja lançado ainda em 2026, com versões que serão anunciadas pela Volvo Car Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login