Conecte Conosco

Mundo

Von der Leyen apoia proposta de paz dos EUA para Ucrânia

Publicado

em

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, expressou no sábado, 22, seu apoio ao plano dos Estados Unidos para encerrar o conflito na Ucrânia. Contudo, ressaltou que o documento ainda é preliminar e exige complementos para se tornar eficaz.

“Aplaudimos os esforços contínuos dos EUA para promover a paz na Ucrânia. O esboço inicial, com 28 pontos, contém elementos fundamentais para garantir uma paz justa e duradoura. Consideramos, assim, que o esboço serve como uma base que precisará de trabalho adicional”, publicou von der Leyen em sua conta na rede social X.

De acordo com a líder europeia, a Comissão está pronta para colaborar na elaboração de um acordo que assegure uma paz duradoura, reafirmando o princípio de que as fronteiras não devem ser modificadas pela força.

Von der Leyen também mencionou preocupações acerca das restrições sugeridas às Forças Armadas ucranianas, que poderiam deixar o país vulnerável a novos ataques. Outro ponto destacado foi a necessidade de aprovação dos membros da União Europeia e da Otan para executar partes do acordo ligadas a esses organismos.

“Reafirmamos nosso apoio contínuo à Ucrânia e manteremos coordenação próxima com o país e com os EUA nos próximos dias”, acrescentou a presidente da Comissão Europeia.

Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também em publicação na rede social X, informou que representantes da Ucrânia, dos EUA, Reino Unido, França e Alemanha se reunirão no domingo, 23, na Suíça, para discutir essa proposta de paz apresentada por Washington.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados