Mundo
Von der Leyen destaca urgência de acelerar transição limpa para fortalecer competitividade
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que a COP30 realizada em Belém evidenciou a necessidade urgente de acelerar a transição para uma economia limpa, utilizando esse processo como alavanca para promover crescimento econômico e prosperidade. Em seu discurso no Parlamento Europeu, ela ressaltou que reduzir as emissões de carbono está diretamente ligado à competitividade econômica.
A líder do executivo da União Europeia (UE) lembrou que, uma década após o Acordo de Paris, o mundo conseguiu reduzir a trajetória prevista de aquecimento global de 4ºC para aproximadamente 2,3ºC, indicando que há progresso positivo. Sobre o sistema de mercado de carbono, Von der Leyen destacou que a Europa já diminuiu suas emissões em 50%, enquanto o Produto Interno Bruto cresceu 27%, seguindo o princípio de que “quem polui, paga; e quem deseja evitar custos, deve inovar”.
Von der Leyen também reconheceu que o custo elevado da energia continua sendo um desafio para a competitividade, mas destacou que a transição limpa cria oportunidades para a inovação e o crescimento das indústrias. Ela enfatizou que tanto as decisões do Conselho Europeu quanto as discussões na COP30 apontam para a necessidade de ações rápidas, flexíveis, práticas e adaptativas para assegurar que a mudança climática impulsione o crescimento econômico, ao invés de ser um obstáculo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login