Conecte Conosco

Centro-Oeste

Voos cancelados: Latam exige que passageiros paguem despesas e gera indignação

Publicado

em

Os passageiros que tiveram seus voos cancelados no Aeroporto Internacional de Brasília devido ao ciclone que afetou o estado de São Paulo estão preocupados com a falta de informações e as medidas tomadas pelas companhias aéreas. Na manhã desta quinta-feira (11/12), longas filas ainda se formam no saguão do aeroporto com pessoas tentando remarcar seus voos. Em alguns casos, as companhias aéreas estão solicitando que os passageiros assumam os custos de hospedagem por vários dias e depois solicitem reembolso.

O mecânico Igor Souza, 28 anos, relatou que viajava para o Maranhão para passar as férias. Ele chegou de um voo vindo de Campinas (SP) às 18h30 e desde então começou seu “pesadelo”. “Estamos aqui nesta fila desde as 19h de ontem. Sem comer, sem dormir, sem qualquer suporte”, afirmou.

Ele mencionou que a Latam ofereceu uma alternativa de hospedagem, porém os passageiros teriam que arcar com os custos até o próximo voo disponível, previsto para segunda-feira (15/12). “Se ficarmos aqui até dia 15, eles querem que a gente pague hospedagem e alimentação do nosso próprio bolso, para depois tentar reaver o dinheiro com notas fiscais, não sei quando exatamente. Se reembolsarem, né? É complicado”, desabafou.

O estudante João Vitor, 36 anos, também contou que recebeu da Latam a proposta de se hospedar por conta própria, custeando as despesas e depois pedindo reembolso. A companhia ainda ofereceu a opção de remarcar o voo em um avião fretado, disponível apenas na segunda-feira (15/12).

Além disso, relatou que as orientações da companhia após o cancelamento foram desorganizadas. “Mandaram a gente procurar acomodação por conta própria e isso virou um caos, já que havia pouco funcionários para mais de mil pessoas”, explicou João.

Uma funcionária da Latam afirmou que não há mais hotéis em Brasília com capacidade para atender à demanda da companhia.

Posição da Latam

Em comunicado, a Latam informou que os passageiros afetados pelos cancelamentos e atrasos podem optar por permanecer na fila ou reservar hotel e transporte por conta própria. Caso escolham a hospedagem, devem guardar os comprovantes para que a empresa analise o reembolso posteriormente, não sendo necessário solicitar imediatamente.

A companhia também destacou que passageiros cujos voos não foram cancelados entre os dias 10 e 12 de dezembro podem alterar a data da viagem sem custo até 15 dias após, com o objetivo de ajudar na descompressão dos aeroportos.

A Latam lamenta os transtornos provocados por esta situação fora do seu controle e reafirma o compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados