Mundo
Voos parados no aeroporto de Bruxelas por suspeita de drones
O tráfego aéreo foi interrompido na noite de terça-feira (4) no aeroporto de Bruxelas-Zaventem, o maior da Bélgica, devido a suspeitas de presença de drones, informou uma porta-voz da empresa responsável pela operação do aeroporto.
“Todos os voos de chegada e partida estão suspensos por causa dessas suspeitas”, declarou a porta-voz à AFP.
No aeroporto de Charleroi, o segundo maior da Bélgica, as aterrissagens também foram temporariamente suspensas como medida de precaução, conforme informou a empresa que administra o local.
Não houve informações sobre o tempo previsto para a normalização do tráfego.
A Skeyes, empresa que controla o tráfego aéreo na Bélgica, não estava disponível para comentar o caso.
Assim como em diversos países europeus nos últimos meses, a Bélgica tem registrado casos de drones voando em áreas sensíveis ou infraestruturas importantes.
No último fim de semana, a base militar de Kleine-Brogel, no noroeste do país e que guarda armas nucleares americanas, foi invadida por drones em três ocasiões diferentes, o que motivou uma investigação do serviço de inteligência militar belga.
Em resposta a perguntas na segunda-feira, o ministro da Defesa belga, Theo Francken, não atribuiu a responsabilidade à Rússia, mas comentou sobre uma ação coordenada feita por “profissionais” com o objetivo de “desestabilizar” a Bélgica.
“Estão tentando criar um clima de medo no país”, afirmou o ministro à rádio pública RTBF.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login