Economia
Vorcaro e ex-presidente do BRB prestam depoimento à PGR
O depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Master, à Polícia Federal (PF) teve duração aproximada de duas horas e meia nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF). Logo depois, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, começou a ser ouvido. Está prevista a oitiva do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos.
Após os depoimentos, a PF decidirá se realizará uma acareação entre os três, conforme determinação do ministro Dias Toffoli, do STF. Um juiz auxiliar do gabinete do ministro acompanha as oitivas.
Os envolvidos prestam depoimentos porque Vorcaro tentou vender o Master ao BRB, banco estatal do Distrito Federal (DF), numa operação que foi vetada pelo Banco Central em setembro. Dois meses após, Vorcaro foi preso e o BC decretou a liquidação do banco devido a suspeitas de fraudes envolvendo aproximadamente 12 bilhões de reais.
A investigação, inicialmente conduzida pela Justiça Federal de Brasília, foi transferida para o STF por decisão do ministro Toffoli depois que a PF encontrou documentos que citavam uma negociação imobiliária entre Vorcaro e um deputado federal.
No sábado, o ministro Toffoli esclareceu que Ailton de Aquino Santos não está sendo investigado, em resposta a um pedido de esclarecimento do Banco Central. Mesmo assim, ressaltou que a investigação abrange as ações da autoridade reguladora nacional.
Na última semana, o ministro recusou um pedido da Procuradoria-Geral da República para cancelar a acareação.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login