Economia
Vorcaro nega ajuda política e reclama de tornozeleira eletrônica
Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, afirmou em depoimento à Polícia Federal que, caso tivesse recebido suporte de políticos, não estaria usando tornozeleira eletrônica. A declaração foi feita durante uma audiência no final do ano passado no inquérito que investiga possíveis fraudes financeiras relacionadas ao executivo. O vídeo do depoimento foi liberado após o fim do sigilo judicial, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.
A delegada da Polícia Federal, Janaina Pallazzo, responsável pelo inquérito, questionou Vorcaro sobre contatos com políticos para viabilizar a venda do Banco Master para o BRB, banco estatal de Brasília, que não foi concluída.
Vorcaro afirmou que, se tivesse muitas ligações políticas, não teria sido preso e que a negociação foi feita tecnicamente via Banco Central. Ele confirmou encontros com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), devido ao papel deste como controlador indireto do banco.
“Quero dizer que se eu tivesse tantas conexões políticas como dizem e tivesse pedido apoio desses políticos, não teria tido a operação do BRB negada, não estaria usando tornozeleira eletrônica, nem teria sido preso, nem minha família estaria passando por tanto sofrimento”, disse no depoimento.
Segundo o banqueiro, o prejuízo acabou sendo para todo o sistema financeiro do país.
“É frustrante, pois não deveríamos estar aqui enfrentando tanta exposição, já que o prejuízo não foi só meu, mas do sistema financeiro como um todo”, acrescentou Vorcaro.
Em respostas anteriores, o governador Ibaneis Rocha confirmou encontros com Vorcaro mas negou tratar de assuntos ligados ao Banco Master.
Em novembro de 2025, o Banco Master foi fechado pelo Banco Central devido a uma grave crise de liquidez e ao descumprimento das regras do sistema financeiro. Naquele momento, Vorcaro foi preso preventivamente, depois substituída por prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login