Mundo
Wall Street cai antes do feriado prolongado nos EUA

A Bolsa de Valores de Nova York encerrou em queda nesta sexta-feira (29), influenciada pela realização de lucros antes do feriado prolongado e por um novo índice de inflação alinhado com as expectativas.
Após atingir máximas recentes no fechamento do dia anterior, os índices S&P 500 (-0,64%) e Dow Jones (-0,20%) terminaram a semana no negativo. O Nasdaq, que tem forte presença do setor tecnológico, caiu 1,15%.
“Os investidores estão vendendo para garantir ganhos antes do feriado prolongado” e, “se necessário, irão comprar ações na próxima semana”, afirmou à AFP Sam Stovall, da CFRA.
Wall Street estará fechada na segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.
A inflação nos EUA manteve-se estável em 2,6% ao ano em julho, conforme o índice oficial PCE divulgado nesta sexta-feira, o que era esperado pelos mercados.
Segundo Stovall, o mercado americano aguarda os dados de emprego, que podem indicar a direção de longo prazo preferida pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA.
Jerome Powell, presidente do Fed, deixou claro recentemente que sua visão sobre a política monetária está se ajustando, não porque acredita que a inflação será controlada em breve, mas por receio de uma rápida deterioração do mercado de trabalho.
A maioria dos participantes de mercado prevê cortes nas taxas de juros para uma faixa entre 4,00% e 4,25% na próxima reunião de setembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).
O mercado também espera avaliar se o “Fed pode manter sua autonomia”, conforme ressaltado por Stovall. Nesta sexta-feira, não houve decisão judicial sobre a permanência da governadora do Fed, Lisa Cook, que o presidente Donald Trump deseja remover.
Trump deseja taxas de juros significativamente mais baixas e pretende indicar pessoas que compartilhem sua visão econômica para liderar o Fed.
Por volta das 17h20 de Brasília, o rendimento dos títulos do governo americano com vencimento em dez anos estava em 4,23%, um leve aumento em relação aos 4,21% do fechamento do dia anterior.
Analistas da Briefing.com notaram fraqueza na maioria das maiores empresas por capitalização de mercado.
Entre as chamadas “sete magníficas”, as gigantes do setor tecnológico, a Nvidia caiu 3,36%, a Microsoft 0,58% e a Meta (empresa por trás do Facebook, WhatsApp e Instagram) recuou 1,65%.
Por outro lado, a Alibaba subiu 12,99%, alcançando 135,10 dólares, após reportar um crescimento em seu lucro líquido trimestral muito superior ao esperado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login