Economia
Wall Street cai após emprego fraco nos EUA

A Bolsa de Valores de Nova York encerrou o pregão em baixa na sexta-feira (1º), refletindo a preocupação dos investidores com os recentes dados negativos do mercado de trabalho nos Estados Unidos e a implementação oficial das novas tarifas comerciais anunciadas por Washington.
Os índices Dow Jones recuaram 1,23%, o Nasdaq tecnológico teve queda de 2,24% e o S&P 500 caiu 1,60%.
Segundo Sam Stovall, analista da CFRA, “os investidores começam a temer que a economia dos EUA esteja enfraquecendo mais rápido do que o esperado”.
Essa apreensão tem como base a deterioração do cenário do emprego no país, com a taxa de desemprego subindo para 4,2% em julho, contra 4,1% em junho.
A criação de novas vagas foi de apenas 73 mil, enquanto os números revisados dos meses anteriores indicam resultados que não se viam desde o período da pandemia de covid-19.
O presidente Donald Trump chegou a declarar em sua rede Truth Social que acredita que os dados foram manipulados para prejudicar sua imagem e a do Partido Republicano.
Para Patrick O’Hare, do Briefing.com, o mercado espera que o Federal Reserve reduza as taxas de juros na reunião de política monetária de setembro.
Diante disso, os rendimentos dos títulos do Tesouro americano caíram: os de 10 anos fecharam em 4,21% e os de 2 anos, mais sensíveis às mudanças monetárias, ficaram em 3,68%.
No âmbito comercial, Trump assinou um decreto para a aplicação das novas tarifas, que entrarão em vigor a partir de 7 de agosto, afetando a União Europeia, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, África do Sul, Suíça, Canadá, México e China, com porcentagens que variam entre 10% e 39%.
Sam Stovall alerta que a tensão comercial não acabou e que novos obstáculos são esperados.
Apesar desse cenário, foram divulgados os resultados trimestrais da Apple e da Amazon. As ações da Apple recuaram 2,50%, cotadas a 202,38 dólares, mesmo apresentando desempenho melhor do que o esperado, impulsionado principalmente pelas vendas de iPhone. O lucro líquido da empresa cresceu 9% em 12 meses, alcançando 23,4 bilhões de dólares (R$ 129,7 bilhões).
Já as ações da Amazon caíram expressivos 8,27%, a 214,75 dólares, devido às previsões menos otimistas para o futuro, embora tenha registrado um aumento de 35% no lucro líquido do segundo trimestre, atingindo 18,2 bilhões de dólares (R$ 100 bilhões).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login