Conecte Conosco

Mundo

Wall Street se recupera após Trump mudar de ideia sobre Groenlândia

Publicado

em

Depois de uma forte queda na terça-feira, a Bolsa de Valores de Nova York voltou a subir na quarta (21), impulsionada pela mudança de atitude de Donald Trump sobre a Groenlândia, que cancelou ameaças de tarifas contra vários países europeus.

O índice S&P 500 subiu 1,16%, o Dow Jones cresceu 1,21% e o Nasdaq avançou 1,18%. No dia anterior, esses índices haviam caído cerca de 2%.

O mercado recuperou-se claramente após Trump anunciar um acordo sobre a Groenlândia, segundo analistas da Briefing.com.

No fim de semana, ele ameaçou tarifas de até 25% a oito países europeus, incluindo Alemanha, França e Reino Unido, como retaliação pelo apoio deles ao território semiautônomo da Dinamarca que Trump manifestou interesse em adquirir.

Entretanto, nesta quarta-feira, o presidente dos EUA desistiu dessa ameaça comercial.

Após semanas de instabilidade nos mercados e tensões diplomáticas, Trump afirmou no Fórum Econômico Mundial de Davos, que em uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, eles desenvolveram uma estrutura para um futuro acordo sobre a Groenlândia.

Baseado nisso, ele decidiu não impor as tarifas previstas para 1º de fevereiro, segundo postagens na rede Truth Social, sem fornecer detalhes adicionais.

“Os mercados estavam preocupados que essas medidas comerciais pudessem abalar a confiança nos ativos americanos”, comentou Dave Grecsek, da Aspiriant.

Trump também descartou uso da força para tomar a Groenlândia, afirmando que não pretende usar ações militares.

Segundo Grecsek, há uma percepção crescente de que perturbar os mercados, especialmente o mercado de títulos, não é aconselhável.

No mercado de ações, a temporada de resultados está em andamento. Até o momento, os resultados financeiros foram variados, mas o período está apenas começando, observou Grecsek.

A Netflix caiu 2,18%, fechando a 85,36 dólares, após divulgar seus resultados trimestrais.

Apesar disso, a empresa superou pela primeira vez 12 bilhões de dólares em receita nos três últimos meses de 2025, um aumento próximo a 18% comparado ao ano anterior.

A Intel teve alta de 11,72%, fechando a 54,25 dólares, impulsionada pelo otimismo dos analistas antes da divulgação de seus resultados na quinta-feira.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados