Conecte Conosco

Mundo

Wole Soyinka diz que EUA cancelou seu visto

Publicado

em

Wole Soyinka, escritor nigeriano laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1986 e conhecido por suas críticas ao presidente Donald Trump, anunciou na terça-feira passada que seu visto americano foi revogado pelo consulado dos Estados Unidos em Lagos.

Em coletiva de imprensa, o renomado dramaturgo expressou sua satisfação com a decisão do consulado de cancelar seu visto.

No início deste ano, Soyinka contou que havia sido convocado para uma entrevista como parte do processo de renovação do visto.

De acordo com uma carta do consulado analisada pela AFP, os funcionários justificaram a anulação do visto com base nas regras do Departamento de Estado, que permitem revogar vistos de não-imigrantes a qualquer momento, a seu critério.

Durante a leitura da carta em Lagos, capital econômica da Nigéria, o Nobel informou que os funcionários solicitaram que ele levasse seu passaporte até o consulado para formalizar a anulação do visto.

Soyinka, que tem 91 anos, já foi professor e homenageado por universidades renomadas nos Estados Unidos, como Harvard e Cornell.

A administração Trump utiliza o cancelamento de vistos como uma estratégia importante em sua política de controle migratório, especialmente direcionada a estudantes que defendem os direitos dos palestinos.

Consultada pela AFP, a embaixada dos Estados Unidos em Abuja não fez declarações sobre o caso.

Soyinka já teve residência permanente nos EUA, mas descartou seu documento após a vitória de Donald Trump nas eleições de 2016.

Ele permanece um crítico vigoroso do presidente Trump, que exerce seu segundo mandato.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados