Mundo
Xi faz piada ao dar smartphones chineses a presidente sul-coreano
O presidente chinês, Xi Jinping, fez uma brincadeira sobre espionagem ao presentear o seu equivalente sul-coreano com dois smartphones e sugerir que ele verificasse “se há uma porta dos fundos” nos aparelhos, em um raro momento de humor público do líder.
O encontro ocorreu no sábado (1º) na cidade sul-coreana de Gyeongju, quando Xi encontrou-se com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, e houve troca de presentes durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
Xi presenteou Lee com dois telefones da marca chinesa Xiaomi. Ao receber os aparelhos, o líder sul-coreano questionou se a comunicação era segura, provocando risos em Xi.
Apontando para os dispositivos, Xi comentou que “é necessário checar se tem uma porta dos fundos”, referindo-se a um software pré-instalado que pode permitir a vigilância por terceiros, o que gerou risadas e aplausos do presidente sul-coreano.
Esse diálogo chamou a atenção da mídia no final de semana, já que Xi raramente demonstra esse tipo de humor, especialmente falando sobre temas como espionagem.
O jornal Seoul Shinmun destacou que Xi riu intensamente após a brincadeira feita por Lee sobre a segurança dos celulares Xiaomi.
Um vídeo do encontro publicado no YouTube teve mais de 800 comentários, muitos expressando surpresa com a interação.
Um internauta comparou o diálogo a um duelo de mestres de artes marciais, elogiando o jogo de palavras entre os dois líderes.
O momento mostrou a crescente proximidade entre os governantes ao longo de várias reuniões durante a cúpula da APEC, segundo o porta-voz de Lee, Kim Nam-jun.
Ele ressaltou que tal piada só seria possível graças à boa sintonia entre Xi e Lee.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login