Mundo
Xi quer acelerar criação do banco da Cooperação de Xangai

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta segunda-feira, 1º, durante a reunião anual da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), em Tianjin, a intenção de acelerar a formação de um banco de desenvolvimento do grupo.
Xi destacou que, com o cenário mundial cada vez mais complexo e desafiador, os países membros têm responsabilidades maiores em segurança e progresso. Ele comprometeu cerca de US$ 1,4 bilhão em empréstimos para os países integrantes nos próximos três anos.
Entre os participantes da reunião estão o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A OCX é vista como um contrapeso à influência dos Estados Unidos na Ásia Central.
Xi ressaltou que os países do grupo devem rejeitar a mentalidade da Guerra Fria e evitar confrontos baseados em alianças, além de defender a importância da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele também pediu por um mundo multipolar mais justo e uma globalização econômica que seja inclusiva, promovendo um sistema global de governança equitativo.
Estabelecida em 2001, a OCX conta com membros como Rússia, Belarus, China, Índia, Irã, Casaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão e Usbequistão. Afeganistão e Mongólia participam como observadores, e outros países do Sudeste Asiático e Oriente Médio mantêm diálogos com a organização.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login