Conecte Conosco

Mundo

Zelensky e europeus apoiam negociação com a Rússia baseada na atual linha de frente

Publicado

em

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky e os líderes europeus manifestaram nesta terça-feira (21) seu apoio aos esforços de paz liderados por Donald Trump, destacando que a linha de frente atual deve ser o ‘ponto inicial’ para as conversas com a Rússia.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tem buscado encerrar mais de três anos e meio de conflito decorrente da invasão russa da Ucrânia, solicitando recentemente que as partes interrompam as batalhas “onde estão” no momento.

Em um comunicado conjunto, os líderes que incluem autoridades da França, Reino Unido e Alemanha declararam: ‘Apoiamos firmemente a proposta do presidente Trump para que os confrontos cessem imediatamente e que a linha de contato vigente seja adotada como base para as negociações.’

A declaração ressaltou o compromisso com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força, ao mesmo tempo em que reafirmaram o suporte para que a Ucrânia mantenha sua posição mais forte possível antes, durante e depois de qualquer cessar-fogo.

Os governantes destacaram que seus países precisam aumentar a pressão sobre a economia russa e sua indústria de defesa até que o presidente Vladimir Putin esteja disposto a buscar a paz.

Donald Trump tem uma reunião agendada em breve em Budapeste com seu homólogo russo. Os líderes europeus demonstram preocupação de que um entendimento possa ser firmado em detrimento da Ucrânia e da segurança europeia. Por isso, pedem que a pressão sobre Moscou seja intensificada, inclusive por Washington, onde, até o momento, o presidente americano não impôs sanções à Rússia.

Os líderes enfatizam que as ações do governo russo indicam que a Ucrânia é a única parte genuinamente interessada na paz.

O comunicado coletivo foi assinado por autoridades da Ucrânia, União Europeia, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Polônia, Dinamarca e Finlândia.

Com exceção do primeiro-ministro britânico Keir Starmer, todos esses líderes participarão na quinta-feira de uma cúpula europeia em Bruxelas, onde planejam assegurar apoio financeiro contínuo para a Ucrânia.

Além disso, está prevista para sexta-feira uma reunião da ‘Coalizão de Voluntários’, grupo formado por países que apoiam Kiev.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados