Mundo
Zelensky pede força a Trump para garantir paz com Rússia
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (18), para que ele use sua força para garantir a paz contra a Rússia.
Utilizando a linguagem do próprio presidente americano, Zelensky afirmou, antes de uma reunião importante na Casa Branca, que “a Rússia só pode ser obrigada a buscar a paz pela força, e o presidente Trump possui essa força”.
“Precisamos agir corretamente para que a paz seja instaurada”, escreveu Zelensky no X. “Paz para um país europeu significa paz para toda a Europa”, acrescentou.
Antes do encontro, Zelensky declarou que seu foco seria discutir como obter garantias de segurança dos países ocidentais para a Ucrânia.
“Teremos uma oportunidade para debater as garantias de segurança, que é o mais importante”, disse Zelensky em conversas com o enviado especial de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg.
Zelensky encontrou líderes europeus na embaixada ucraniana em Washington, que vieram mostrar apoio, e depois se reunirá com Trump.
Após encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, o presidente americano tem pressionado a Ucrânia a ceder território para acabar com a invasão russa.
Trump descartou a entrada da Ucrânia na Otan, alinhando-se à posição de Putin, embora autoridades americanas e líderes ocidentais estejam buscando outras formas de garantir a proteção da Ucrânia.
Em breve declaração à imprensa ao lado de Trump, Putin disse: “Naturalmente, também deve ser garantida a segurança da Ucrânia”, o que gerou especulações sobre possíveis acordos.
Zelensky chegará à Casa Branca separadamente e será recebido por Trump por volta das 17h GMT (14h em Brasília).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login