Mundo
Zohran Mamdani inicia mandato como prefeito de Nova York
O democrata Zohran Mamdani, uma jovem promessa da esquerda nos Estados Unidos, começou seu mandato como prefeito de Nova York nesta quinta-feira (1º), enfrentando desafios que podem colocá-lo em conflito com o presidente republicano Donald Trump.
Com 34 anos, Mamdani era pouco conhecido até pouco tempo atrás e tomou posse como prefeito da maior cidade americana logo após a meia-noite, enquanto residentes e visitantes celebravam a chegada do Ano Novo.
Ele é o primeiro prefeito muçulmano de Nova York e prestou juramento em uma cerimônia discreta num local desativado do metrô próximo à Prefeitura.
Mais tarde, ocorrerá uma cerimônia maior com a presença de apoiadores de esquerda, incluindo o senador Bernie Sanders e a deputada Alexandria Ocasio-Cortez. Cerca de 4.000 pessoas são aguardadas, além de uma comemoração ao ar livre para o público.
“Este é realmente o maior orgulho e honra da minha vida”, afirmou Mamdani logo após assumir.
Plano de governo ambicioso
Mamdani se apresenta como socialista democrático e tem como metas congelar os aluguéis, garantir creches universais e oferecer transporte público gratuito.
Segundo John Kane, professor da Universidade de Nova York, o simbolismo de sua eleição é forte, mas o impacto real dependerá dos resultados práticos de seu mandato.
A relação com Donald Trump será um ponto crítico. Embora tenham se reunido cordialmente na Casa Branca recentemente, há opiniões de que essa convivência pode se deteriorar rápido.
Um aspecto sensível será o combate à imigração irregular, com Mamdani prometendo defender as comunidades imigrantes contra ações repressivas federais. Antes das eleições, Trump ameaçou cortar recursos para a cidade caso Mamdani assumisse, chamando-o de “lunático comunista”. Por sua vez, o prefeito o classificou como fascista.
Residência e equipes
Na cerimônia privada, conduzida pela procuradora-geral Letitia James, Mamdani usou exemplares do Corão da família e de um escritor porto-riquenho como juramento, um fato inédito.
Agora prefeito, ele deixará seu apartamento no Queens para morar na Mansão Gracie, residência oficial da Prefeitura em Manhattan, principalmente por questões de segurança.
Nascido em Uganda em uma família indiana, Mamdani se mudou para Nova York aos sete anos, teve uma educação de alto nível e experiência política limitada, mas conta com uma equipe experiente e apoio do governo federal.
Ele também busca aproximar-se de líderes empresariais, embora alguns temam que ricos abandonem a cidade por sua vitória.
Desafios sociais e culturais
Defensor dos direitos palestinos e crítico a Israel, Mamdani precisa assegurar um governo inclusivo para todos, incluindo a comunidade judaica, que ficou preocupada após revelações de publicações antissemitas feitas por uma ex-colaboradora, que optou por se afastar.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login