Conecte Conosco

Centro-Oeste

Zoo de Brasília abre após mais de um mês fechado

Publicado

em

Após ficar fechado por mais de um mês devido a casos de gripe aviária, o Zoológico de Brasília reabre suas portas ao público nesta segunda-feira (7/7). Durante o mês de julho, devido às férias escolares, o zoo funcionará todos os dias da semana.

O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Aos domingos, a entrada é gratuita, como parte do programa Lazer para Todos.

A reabertura seguirá as normas de biosseguridade adotadas pela equipe do zoológico, com medidas reforçadas para a proteção dos animais e do ambiente.

O que ocorreu

O zoológico foi interditado em 28 de maio após a morte de um irerê e um pombo. Nenhum dos animais fazia parte do plantel do zoo, mas o local foi fechado e amostras foram coletadas.

Poucos dias depois, foi confirmado que o irerê estava infectado com o vírus H5N1. A interdição foi prorrogada até 13 de junho, porém, um dia antes, um novo caso suspeito de gripe aviária foi identificado.

Um emu — ave originária da Austrália e do plantel do zoológico — apresentou sintomas semelhantes à doença. O animal foi sacrificado e amostras foram enviadas para análise, que em 16 de junho confirmaram a presença do vírus H5N1.

Técnicos da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal continuarão monitorando a área ao redor do zoológico, especialmente devido à presença de aves migratórias na região.

Irerê e Emu

A decisão de abrir o zoo levou em consideração a estabilidade do cenário epidemiológico e a ausência de novos casos de gripe aviária no Distrito Federal. As amostras coletadas do irerê e do emu — os dois animais diagnosticados com a vírus H5N1 — mostraram semelhanças com cepas registradas na América do Norte, o que indica, segundo o Governo do Distrito Federal, que a contaminação pode ter ocorrido por meio de rotas migratórias de aves.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados