Conecte Conosco

Centro-Oeste

Zoo do Distrito Federal vai reabrir na próxima segunda após casos de gripe aviária

Publicado

em

O Zoológico de Brasília será aberto novamente para visitação na próxima segunda-feira (7/7). A notícia foi anunciada na última quarta-feira (2/7). O local esteve fechado por mais de um mês devido à confirmação de dois casos de gripe aviária entre os animais que vivem no Zoo.

A autorização para a reabertura veio após a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) levantar a suspensão, seguindo os critérios técnicos e as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A decisão de permitir a entrada do público considerou a estabilidade da situação epidemiológica e a ausência de novos casos no Distrito Federal. As análises realizadas nas amostras do irerê e do emu — as duas aves diagnosticadas com a H5N1 — mostraram semelhanças com cepas encontradas na América do Norte, o que indica, segundo o Governo do Distrito Federal, uma possível entrada do vírus por rotas migratórias.

A reabertura obedecerá normas rigorosas de biossegurança elaboradas pela equipe do Zoológico, incluindo medidas extras para proteger os animais e o ambiente local. Técnicos da Seagri-DF continuarão com o monitoramento e as ações de vigilância no entorno do zoológico, principalmente devido à presença constante de aves migratórias na região.

Casos de gripe aviária no Zoo

O zoológico foi interditado em 28 de maio após a morte de um irerê e de um pombo dentro da área do Zoo. Embora esses animais não fossem originalmente do plantel do local, o fechamento foi necessário para a coleta de amostras e investigação. Dias depois, foi confirmado que o irerê estava contaminado com o vírus H5N1.

Inicialmente, a interdição foi planejada para durar até 13 de junho. Entretanto, um dia antes dessa data, surgiu uma nova suspeita envolvendo um emu — uma ave típica da Austrália — pertencente ao acervo do Zoo. O animal apresentou sintomas compatíveis com a gripe aviária. Com a piora do quadro, ele foi sacrificado para permitir a realização de exames laboratoriais.

Em 16 de junho, os resultados confirmaram a presença do vírus da gripe aviária no emu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados