Centro-Oeste
Zoológico de Brasília prepara onça-parda Farofa para voltar à natureza

A onça-parda Farofa, que foi acolhida em 2024 pelo Zoológico de Brasília, está próxima de ser libertada em seu habitat natural.
Resgatada pela Polícia Ambiental no município mineiro de Unaí, ela se encontrava debilitada, isolada e desidratada.
Em vídeos do zoológico, é possível ver a onça-parda na fase de filhote e também em imagens recentes.
A equipe, composta por biólogos, veterinários e zootecnistas, trabalhou arduamente durante meses para recuperar a onça-parda, garantindo sua preservação dos instintos selvagens e minimizando o contato humano. Wallison Couto, diretor-presidente do Zoológico, compartilhou a trajetória de Farofa e destacou o empenho da equipe no processo: “Farofa chegou em estado frágil, mas graças ao empenho técnico e ao cuidado de nossa equipe, ela se recuperou totalmente. Agora, está apta para a próxima fase, que consiste em readaptar-se ao ambiente natural.”
Recentemente, na fase final de sua recuperação, Farofa passou por exames e foi encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A etapa seguinte será sua reintegração ao meio selvagem.
“Nosso trabalho é recuperar, proteger e devolver à natureza os animais aptos a viver livremente. Cada reintegração é um avanço essencial para o equilíbrio da biodiversidade,” declarou Wallison Couto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login