Notícias Recentes
Celso Sabino afirma que não decidiu sair do governo após pressão do União Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), declarou que ainda não há uma decisão sobre sua saída do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com o aumento da pressão da liderança do União Brasil para que ele deixe a administração petista.
— Ainda não foi tomada nenhuma decisão, nem conversamos sobre minha saída. Hoje, por exemplo, estou inaugurando obras relacionadas à COP 30 e seguindo com minhas atividades — afirmou o ministro nesta sexta-feira.
De acordo com membros do partido, Celso Sabino procurou, na quinta-feira (28), o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, para tentar obter sua autorização para permanecer no governo. Porém, o presidente da sigla rejeitou o pedido e avisou que, caso o ministro não deixe o governo, será expulso do partido. A orientação interna é para que ele escolha deixar o cargo ministerial e evite buscar outra legenda.
A Executiva Nacional do União Brasil agendou uma reunião para a próxima terça-feira, onde deve aprovar uma resolução proibindo filiados de ocuparem cargos no governo do presidente Lula. Essa decisão não afetaria as principais indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que indicou os ministros Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Nacional), ambos não filiados ao partido.
A cúpula da legenda acredita que a permanência de um filiado como ministro no governo Lula tornou-se insustentável depois da manifestação de descontentamento pessoal do presidente do partido, Antonio Rueda. Já havia um plano para que o partido saísse da Esplanada até o fim do ano, após aprovação judicial da federação com o PP, mas a decisão deve ser antecipada para a próxima semana em função das declarações do presidente na reunião ministerial.
Nas últimas semanas, o GLOBO reportou que o pressionamento de Lula para que ministros do Centrão defendam mais o governo frente às críticas internas causou desconforto em algumas legendas.
A decisão final está centrada no ministro do Turismo, Celso Sabino, que é o único filiado oficialmente ao União Brasil no primeiro escalão do governo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login